TIPOS DE PLÁGIO - SIMULADO
Dentre os tipos de plágio acadêmico, o plágio simulado ocorre quando o estudante copia um trecho, parafraseado ou não, de uma obra de terceiro.
Assista o vídeo e entenda o que é o plágio simulado e como evitar ou resolver esse problema
Ou seja, suponhamos que o você está utilizando como fonte a obra de Manoel Bezerra (2012), e, nesta obra, existe a citação de um segundo autor, neste exemplo: Machado de Assis, estando a citação na obra de Bezerra transcrita desta forma:
Exemplos de Plágio Simulado
“Não tive filhos não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria” (ASSIS, 1881 apud BEZERRA, 2012).
O termo apud significa: citado por. Neste caso, Assis citado por Bezerra.
Se a referência feita no trabalho não tiver o “apud BEZERRA“, sendo somente transcrito o trecho e indicada sua fonte principal, mesmo que esta conste das referências bibliográficas do trabalho (a qual, neste caso, deve ter sido retirado das referências bibliográficas de Bezerra), pode também ser considerado plágio.
Solução para corrigir o Plagio Simulado
Pode-se parafrasear texto (reescrever) esta frase. Este é um recurso que não deve ser muito empregado neste tipo de situação, por aumentar o risco. Mas, caso o parágrafo fonte seja uma citação direta, pode-se eventualmente usar esse recurso.
- Caso seja copiado somente 1 parágrafo, pode-se deixa-lo como citação direta.
- Caso sejam diversos parágrafos do autor primário, neste caso, Assis, procurar parafrasear todos os parágrafos.
Motivo: Caso os parágrafos sejam mantidos como no original (de Bezerra), um software detector de plágio, indicará todos esses parágrafos como vindos deste trabalho, o que facilmente caracterizará o plágio. Na dúvida, peça nossa assessoria e lhe auxiliaremos a eliminar qualquer tipo de plágio de seu TCC.