TIPOS DE PLÁGIO: ALTA DENSIDADE AMPLO
Muitas vezes o aluno pesquisa em poucas fontes e acaba utilizando uma delas em excesso no trabalho, causando o tipo de plágio acadêmico de alta densidade.
Neste caso, um capítulo (por exemplo) é construído com um autor predominante, e poucos comentários do acadêmico ou pouca alternância com autores externos, existindo uma densidade excessiva de um mesmo autor no trabalho acadêmico, dando a entender que não houve pesquisa suficiente. Inclusive, neste sentido, o relatório do plágio detector é o único que indica esse percentual, ajudando a diagnosticar o problema.
Vídeo Explicativo do Plágio de Alta Densidade Amplo
Exemplos de Plágio de Alta Densidade Amplo
Parágrafo 1 (JOÃO, 2011)
Parágrafo 2 (JOÃO, 2011)
Parágrafo 3 (aluno)
Parágrafo 4 (JOÃO, 2011)
Parágrafo 5 (JOÃO, 2011)
Parágrafo 6 (MANOEL, 2011)
Parágrafo 7 (JOÃO, 2011)
Parágrafo 8 (JOÃO, 2011)
Neste caso, praticamente todo o capítulo foi construído sobre a ideia de João, caracterizando que o assunto não tinha muitos autores ou que o autor do trabalho não pesquisou muito bem o assunto para desenvolvê-lo corretamente.
Esse fato é claramente interpretado pelo plágio detector na análise de plágio como sendo um problema, indicando a alta densidade de cópia de uma única fonte.
Soluções para este Tipo de Plágio
Antes de mais nada, é necessário passar o trabalho por um bom detector de plágio acadêmico, pois a maioria dos farejadores de plágio não indica isto de forma específica. Depois de identificado o problema, ai será preciso:
- Pesquisar mais autores para fundamentar melhor o tema, alternando as citações e reduzindo o excesso de parágrafos sequenciais vindos do mesmo autor.
- Mudar ou mesmo eliminar o tópico que está sendo desenvolvido, caso não existam outras fontes para fundamentá-lo, a não ser que o professor/orientador aprove sua permanência por falta de outras fontes.
Neste caso, é recomendado que os parágrafos sejam parafraseados para evitar que softwares antiplágio considerem excessiva a densidade de uso de uma fonte específica, o que, poderá causar a não liberação do trabalho por ocorrência de plágio.